No mês de novembro de 2020, o Grupo Gestor Local de Macaé se fez presente nas discussões e gestão dos recursos hídricos e da cultura da região.
Gabriel Lessa e Luan Castilho, membros titular e suplente, respectivamente, participaram da reunião Extraordinária de Plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé), quando foram discutidas sobre diversas resoluções.
O CBH Macaé aprovou a realização de diversos projetos que serão custeados por recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Dentre os projetos aprovados, estão os seguintes:
- Projeto Comitê nas Escolas;
- Projeto para Elaboração de Material de Divulgação de Experiências Agroecológicas Relevantes para a Conservação dos Recursos Hídricos na RH VIII;
- Projeto Selo Amigos da Água;
- Projeto Monitoramento ambiental com ênfase na gestão de recursos hídricos na RH-VIII;
- Projeto Diagnóstico da capacidade de carga para visitação à luz dos impactos nos recursos hídricos na APA do Sana;
- Projeto Estudos de Macrodrenagem em áreas suscetíveis à inundação no município de Macaé.
Andressa Dantas, representante da Associação Raízes e da Cultura Urbana esteve presente na Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé.
Na oportunidade, os conselheiros de cultura trataram da elaboração da carta compromisso do Fórum de Cultura do Norte Fluminense, que foi encaminhada para os candidatos à vereador e prefeito de Macaé.
Os conselheiros também discutiram sobre o edital de promoção da cultura macaense por meio da Lei Aldir Blanc.
Mesmo em período de distanciamento social, o Grupo Gestor Local tem se empenhado em participar dos espaços de controle social, provando que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA