Integrantes do GGL de Quissamã participaram ontem (04) de uma visita técnica ao município de Silva Jardim, região metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer de perto uma experiência bem sucedida na área da mobilidade urbana. “A ideia de visitar o município surgiu a partir da problemática que envolve um “braço” da mobilidade urbana em Quissamã, o transporte público coletivo”, explicou Wagner Firmino, assistente de mobilização e logística do Projeto NEA-BC em Quissamã.
O grupo Gestor Local (GGL) pesquisou municípios que tiveram experiências exitosas na área da mobilidade urbana e encontrou exemplos em Maricá e Silva Jardim, no estado do Rio de Janeiro. “O GGL sentiu a necessidade de visitar um município que tivesse características semelhantes às de Quissamã, sendo assim, elegemos Silva Jardim como o nosso destino”, completou Wagner.
A programação do dia ficou por conta da Secretaria Municipal de Transporte de Silva Jardim que permitiu o acompanhamento da prática da política de transporte. Os integrantes do NEA-BC também foram recebidos pelo prefeito do município, Anderson Alexandre.
Desde o ano passado, o município de Silva Jardim implantou a “tarifa zero”! Andar de ônibus por lá não custa um centavo além do que já é pago pelos moradores em impostos. A prefeitura adquiriu dez veículos novos, que circulam em oito linhas, todos os dias da semana. Dois ficam de reserva, para substituições em caso problemas mecânicos.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/silva-jardim-implanta-tarifa-zero-no-transporte-publico-do-municipio-13000360#ixzz3TQi3Qs3Q