Nunca foi tão atual utilizar das Mídias Sociais como ferramenta de trabalho. O período de isolamento social por conta da pandemia do Covid-19 (coronavírus), tem sido um momento de descoberta em variados campos de trabalho para a população mundial. E, não é diferente com a equipe Navegando na Poesia, que encontrou nas redes sociais uma maneira de expandir os trabalhos realizados nas escolas e continuar participando da memória das crianças que são atendidas pelo projeto.
Desde que o isolamento tornou-se obrigatório, a equipe vem se reunindo online para debater maneiras de dar continuidade aos trabalhos. Para isso, os educadores e as educadoras em parceria com a Comunicação e Coordenações Pedagógica e de Projetos vem desenvolvendo ideias para disseminar arte, cultura, história, aprendizado e conhecimento com o intuito de atingir educandas e educandos das 40 escolas da Rede Pública Municipal dos seis municípios da Bacia de Campos que o projeto atua.
São produzidos, aproximadamente, três vídeos semanais publicados nas redes sociais (facebook e instagram) e no canal do Youtube. A proposta é fazer a interação com a comunidade escolar cumprindo os protocolos necessários para preservar à vida neste momento de pandemia. Sendo o mais seguro todos em casa.
Pensando nas crianças em casa e na ociosidade que poderiam ter, os vídeos tem conteúdos pedagógicos com jogos, brincadeiras, músicas e palhaçaria. Tudo pensado para que elas possam se sentir estimuladas com criações de poesia, teatro e instrumentos musicais.
O Projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes em parceria Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.