Comunitários participantes do projeto NEA – BC em Saquarema com cadeiras de representação nos espaços colegiados do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) participaram da inauguração e visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte dos Leites, em Araruama, município vizinho.
Esta ETE, de concessão e operação pela Concessionária Águas de Juturnaíba (CAJ), foi catalogada como uma das estações mais sustentáveis em operação de efluentes do Brasil. A estação passou por obras de ampliação e modernização, aumentando sua capacidade de tratamento de esgoto em 80% (220 litros por segundo) e com a possibilidade de atendimento de até 144 mil habitantes.
Segundo Vinícius Mendes, comunitário do projeto NEA-BC em Saquarema, membro do Subcomitê da Lagoa de Saquarema, representante na Plenária e na Câmara Técnica de Saneamento Básico, “a ETE Ponte dos Leites, traz um grande sopro de sustentabilidade para a região, onde trabalha com a comunidade o reaproveitamento de resíduos utilizados no tratamento de esgoto como o lodo e as plantas, gerando, assim, uma economia circular e local para as comunidades e instituições”.
A estação tem o tamanho de mais de 10 campos de futebol e conta com equipamentos de tecnologia avançada como: tanques de tratamento preliminar mecanizados, reatores aeróbicos capazes de promover a remoção da matéria orgânica e três lagoas de Wetlends (zonas úmidas) que formam o sistema de tratamento de esgoto por meio de plantas.
Sueli Silva, comunitária do projeto NEA-BC Saquarema e representante na Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação, afirma que a ETE de Ponte dos Leites é surpreendente, desde a sua entrada até o final. Uma estrutura que mostra o interesse em conservar e agregar conhecimentos a preservação do meio ambiente.
A ETE tem uma usina de compostagem para a produção de biofertilizantes e espaços destinados para projetos socioambientais, como oficina de tijolos ecológico artesanais. Os resíduos gerados são tratados para compostagem na ETE e, segundo informações da CAJ, são utilizados no reflorestamento ao redor do reservatório de Juturnaíba.
A representante no Subcomitê da Lago de Saquarema e comunitária do projeto NEA-BC, Zélia Maciel, acredita que depois de ver o potencial da ETE Ponte dos Leites, percebeu que também Saquarema também pode ter um sistema de tratamento de esgoto e abastecimento de água tão bom quanto. “Acredito que com o apoio do Poder Público, do Comitê de Bacias Hidrográficas e do Consórcio Lagos São João, temos uma grande chance em conseguir”, afirmou.