O Grupo Gestor Local (GGL) do projeto NEA-BC em Quissamã se reuniu com o secretário de transporte do município, Marcos Aurélio de Souza, para conhecer as ações da secretaria e dialogar sobre o transporte público municipal.
Durante o encontro, o grupo apresentou o projeto NEA-BC e sua atuação no município, destacando a atuação do GGL na política municipal de mobilidade urbana e nas conquistas e avanços nesta área. Além disso, foi apresentada uma proposta de ajuste das rotas para suprir a necessidade da população que utiliza os postos de saúde. Os comunitários debateram também sobre a situação do aluguel dos ônibus, a manutenção dos veículos próprios da prefeitura e sobre outras possibilidades, como concessão de transportes e cooperativa.
Segundo o atual secretário, as ideias de concessão e cooperativa são atrativas, mas não são viáveis no município por falta de adesão de empresas e interessados. O gestor também informou que as rotas dos ônibus estão sob a responsabilidade da secretaria de mobilidade.
O grupo realizou uma visita guiada ao pátio do galpão onde se encontram os veículos municipais e observou muitos pontos de ajustes e necessidades de melhorias, como a falta de destinação necessária para os resíduos gerados pela limpeza e manutenção dos veículos, além de muitos veículos sucateados e falta de utilização de EPIs. O secretário afirmou que o espaço não é o mais adequado para a finalidade que tem hoje e admitiu que tem intenção de mudar para outro local, onde pretende realizar um projeto junto a secretaria de meio ambiente para destinação dos resíduos e distanciar a movimentação de máquinas e outros veículos do centro da cidade.
O secretário sugeriu que o projeto NEA-BC organize um novo encontro para apresentar as propostas às secretarias de transporte, mobilidade, obras, meio ambiente, segurança e trânsito, pois muitas das propostas e sugestões apresentadas são de temas relacionados a essas secretarias. O grupo se mostrou aberto a pensar no assunto e, de antemão, sinalizou a dificuldade em alinhar as agendas das secretarias para tal encontro.
Acompanhe as publicações do projeto NEA-BC em Quissamã e participe!
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.