No último dia 29, participantes do Projeto NEA-BC de Saquarema, Arraial, Araruama, Búzios e Cabo Frio fizeram uma visita técnica à ETA – Estação de Tratamento de Água – Juturnaíba, localizada em São Vicente de Paulo, Araruama.
A visita faz parte das atividades externas do Projeto NEA-BC. “São momentos de aprendizagem in loco, nas quais os participantes podem acompanhar e entender a dinâmica dos assuntos abordados nos estudos dirigidos e reuniões”, explicou Marieta Reis, técnica de campo do Projeto.
O grupo aproveitou para tirar dúvidas sobre o abastecimento e o tratamento de água. Várias perguntas foram elaboradas antes da visita e feitas aos responsáveis da ETA. “O abastecimento se tornou tão importante de entender quanto o esgotamento e os resíduos sólidos dentro do saneamento, levando em consideração que o acesso à água potável é um direito e que hoje é cada vez mais raro acessá-lo”, complementou Marieta.
Além de aprender, o grupo também pôde conhecer e ter contato com o manancial que abastece toda a região – a Lagoa de Juturnaíba. “Eles ficaram bastante impactados com a distância e acredito que abrir a torneira agora em Cabo Frio, por exemplo, deve fazê-los pensar de onde vem a água usada em suas casas”, disse a técnica do projeto.
A ETA Juturnaíba é administrada pela Prolagos – Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto na Região dos Lagos e está em operação desde março de 1998. A ETA tem a capacidade de tratar 1.200 litros de água por segundo, segundo informações da concessionária.