No dia 13 de fevereiro, integrantes do projeto NEA-BC participaram da 1ª Assembleia estadual do Fórum de Participação Social, realizada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
O Fórum tem como finalidade mobilizar e organizar, nos estados e no Distrito Federal, a participação social com educação popular nos territórios nas políticas públicas do governo federal. Com a presença de diversos movimentos e organizações da sociedade civil, a assembleia de instalação foi mediada pelo secretário Nacional de Participação Social, representante da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e do Conselho de Participação Social da Presidência da República.
Na ocasião, foi realizada a contextualização da participação social no país, os desafios e a necessidade de integrar os movimentos sociais às políticas públicas federais. Também foi feita a apresentação da agenda para os próximos encontros e realizada a posse das entidades que farão parte do Fórum de Participação Social. Entre elas, a Associação Raízes, tendo como representante titular, Kelly Silva e, o suplente, Wagner Nunes Firmino. Os membros do Fórum serão nomeados pelo ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República e terão mandato de um ano, que poderá ser prorrogado por mais um ano.
Continue acompanhando as notícias para ficar por dentro das próximas etapas e sobre a participação do projeto neste importante espaço.
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.