Representantes do Grupo Gestor Local do projeto NEA-BC em São Francisco de Itabapoana participaram de uma reunião no dia 22 de março, na reitoria do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Campos dos Goytacazes, para mediar o diálogo e estreitar as relações entre o município de São Francisco e a instituição, em função do interesse mútuo de oferecer educação técnica e superior para a população. A reunião contou com a presença do secretário municipal de educação e cultura, Robson Santana e do reitor do IFF, Jefferson Manhães, ambos acompanhados de suas equipes.
Durante a reunião foram mencionados os desafios enfrentados pelos Institutos Federais nos últimos anos e as perspectivas para o futuro, que incluem a possibilidade de retomada na expansão dos IFF. Além disso, também foram discutidas as potencialidades de São Francisco de Itabapoana em diferentes setores econômicos e outras características que revelam qualificação do município para receber os projetos de educação do IFF. A partir desse diálogo, os representantes firmaram um compromisso de avaliar quais serão as ações iniciais que poderão ser implementadas a curto prazo através de parceria entre o município e a instituição, visando a expansão do IFF para São Francisco de Itabapoana, em uma ação futura.
Desde 2015, o projeto NEA-BC vem encaminhando ao poder público de São Francisco de Itabapoana, propostas relacionadas à busca por parcerias com instituições de ensino públicas e/ou privadas para proporcionar à população o acesso à formação técnica e superior dentro do município de forma presencial, uma vez que só existem cursos superiores nas modalidades EAD e semipresencial, não havendo escolas técnicas. Todos os dias, centenas de estudantes saem da cidade em ônibus universitários para outros municípios para estudar em modalidade presencial.
Uma próxima reunião vai acontecer, desta vez em São Francisco de Itabapoana, para que as equipes conheçam as possibilidades e elaborem o planejamento das primeiras ações. O projeto NEA-BC vai acompanhar a reunião para continuar mediando esse processo e apresentando as demandas da comunidade.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.