O projeto Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC), executado pela Associação Raízes, é uma medida de mitigação ambiental exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para que a Petrobras realize a exploração e produção de petróleo na região.
O Grupo Gestor Local (GGL) de Arraial do Cabo é composto por voluntários que participam das atividades do projeto NEA-BC, buscando desenvolver ações e atividades de controle e participação social. Dentre essas ações, destacam-se a participação e representação em espaços de controle social, reuniões de planejamento, atividades abertas à comunidade (roda de conversa, encontro educativo, eventos, entre outros) e o diálogo com o poder público.
Para a execução das atividades do projeto, que ocorre desde 2009 no município de Arraial do Cabo, o GGL sempre se compromete a não se alinhar com qualquer partido político, garantindo, assim, independência e imparcialidade em suas ações.
A participação no projeto é voluntária e aberta a qualquer cidadão.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.