O projeto NEA-BC de Araruama alcançou importantes conquistas durante a I Conferência Municipal de Meio Ambiente da cidade. Na oportunidade, o grupo contribuiu com sete propostas e todas foram aprovadas para a etapa estadual, além de ter tido duas de suas integrantes para representarem o município na V Conferência Estadual de Ambiente, que será realizada ainda no primeiro semestre de 2025.
A conferência teve a participação de 65 pessoas e recebeu a inscrição de cinco candidatos para a delegação de Araruama. Compondo a programação inicial do evento, a participante Vera Fiore representou a sociedade civil na mesa de abertura.
Em seguida, foram feitas as apresentações iniciais dos eixos. No eixo mitigação, o palestrante foi o coordenador de educação do projeto NEA-BC, Fábio Oliveira e nos eixos de mitigação e de Justiça Climática, a palestrante foi a integrante do projeto, Eloá Resende. Entre as propostas aprovadas estão:
* A solicitação de um sistema de cobrança de água, que considere o pagamento por consumo e não por tabela fixa, o que não estimula o uso consciente do recurso hídrico;
* A solicitação de definição de percentual do ICMS Ecológico, repassado aos municípios, para ações de proteção ambiental e enfrentamento às mudanças climáticas;
* Criação de núcleos de educação ambiental em territórios vulneráveis.
Ao final da conferência, foram eleitas as integrantes do projeto NEA-BC de Araruama, Yasmin Diamantine e Vera Fiore, titular e suplente respectivamente, para a etapa estadual.
O grupo aguarda a convocação dos delegados eleitos no estado do Rio de Janeiro para a conferência, prevista para acontecer em maio de 2025 e em breve trará novas atualizações.
Continue acompanhando as nossas ações!
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama