Dos dias 21 a 24 de novembro de 2024 foi realizado, em Brasília, o Seminário Nacional Juventudes, Meio Ambiente e Justiça Climática. A participante do projeto NEA-BC de Araruama, Yasmin Diamantine, marcou presença no evento e, além de propor metas e ações para o Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente, foi eleita a representante do estado do Rio de Janeiro na interlocução junto às juventudes e ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), podendo inclusive concorrer a uma das seis vagas para representantes dos interlocutores dos biomas para participarão na COP 30.
A juventude foi recebida na sede do Ministério do Meio Ambiente e na abertura do seminário foram apresentados os objetivos da etapa nacional, a partir das falas de representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Agência Brasileira de Cooperação e Departamento de Educação Ambiental e Cidadania.
Durante os dias do seminário, as principais demandas de cada território foram levantadas a partir da perspectiva e vivência dos jovens. Também foram realizados grupos de trabalho para pensar eixos, metas e ações para o PNJMA e foi construído um Manifesto das Juventudes pelo clima.
Um destaque da participação do projeto NEA-BC, foi a apresentação e validação da proposta de criação de um Fórum de Discussão Permanente das Juventudes pelas Mudanças Climáticas e inclusão das seguintes metas e ações para o eixo Participação Social, Governança e Incidência Política:
- Construir e disseminar conhecimentos e práticas de incidência política no âmbito da juventude;
- Retomada do orçamento participativo com participação da juventude; Ampliar a transparência nos processos de licenciamento ambiental;
- Obrigatoriedade dos municípios prestarem contas das ações de mitigação e enfrentamento às mudanças climáticas;
- Mapeamento e construção de banco de dados dos saberes e lutas locais para construção das políticas públicas, entre outras de construção coletiva com outras juventudes presentes.
Agora, o projeto NEA-BC aguarda a publicação do Manifesto das Juventudes e os encaminhamentos do PNJMA e do Fórum Nacional de Juventudes, Meio Ambiente e Justiça Climática.
Continue acompanhando as nossas ações!
O projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.