Na noite desta quarta-feira (24), ocorreu a primeira reunião da Comissão de Saneamento Básico de Rio das Ostras, formada em dezembro, durante a Aula Pública promovida pelo NEA-BC, aberta a toda a sociedade, com o tema “Plano Municipal de Saneamento Básico e Controle Social”, no Iate Club de Rio das Ostras.
Esta primeira reunião da comissão contou as presenças da Sociedade Civil e Poder Público, que discutiram, com diálogo bastante aberto e construtivo, vários pontos referentes ao processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio das Ostras, que começou a ser elaborado este mês. O maior objetivo desta Comissão é garantir a participação social em todas as etapas de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e definir estratégias de contribuição para que esta participação seja efetiva e qualitativa, de acordo com as proposições da Política Nacional de Saneamento Básico e determinações da legislação que a regulamenta.
Também durante a reunião, foram deliberados dois representantes titulares, com seus respectivos suplentes, para participação de todo o processo de elaboração do Plano, sendo eles: Ingrid de Oliveira, membro do grupo gestor local de Rio das Ostras, e o Sr. Aníbal Queiroz, presidente de Associação de Moradores. Os representantes já foram inseridos aos meios de comunicação envolvendo a elaboração do Plano e já estão recebendo as notícias que tangem aos trabalhos da equipe técnica.
Na próxima quarta-feira, dia (02), às 17h30m, haverá a próxima reunião da Comissão de Saneamento Básico, a ocorrer no Núcleo Operacional do NEA-BC, para proposições de diagnósticos participativos. A primeira oficina de diagnóstico participativo para o Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio das Ostras já está agendada para o dia 9 de março, às 19h, Colégio Municipal Professora América Abadalla, .
Com participação social todo o processo de elaboração do Plano se torna mais democrático e os resultados são sempre mais efetivos e qualitativos! Quem sente os problemas relacionados à falta de saneamento básico é quem mais tem propriedade para diagnosticar. Vamos construir coletivamente!!!