Os Grupos Gestores Locais do projeto NEA-BC em Rio das Ostras e Casimiro de Abreu visitaram a Reserva Biológica União com os integrantes do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças em janeiro de 2023.
Além de contemplar as belezas naturais da unidade, os visitantes participaram de uma roda de conversa sobre a história da unidade de conservação, desde a época que era utilizada como local de exploração de lenha para as locomotivas e produção de dormentes para estrada de ferro da Rede Ferroviária Federal S/A, até se tornar um santuário de proteção do Mico-leão-dourado.
Para a comunitária Ágata Silva, a visita guiada possibilitou a observação de uma área preservada da mata atlântica na região da baixada litorânea, favorecendo o debate sobre a complexidade e beleza do ambiente, integrando aspectos sociais, econômicos, culturais, ecológicos, históricos, entre outros. “A partir dessa visão de Ambiente, percebe-se o ser humano inserido em tal contexto, fazendo parte de todos os processos e transformações que nele ocorrem. Assim, a informação, educação e sensibilização dos indivíduos são fundamentais para que possam entender, atuar e defender um ambiente mais justo, equilibrado e saudável”, afirmou a participante.
Para conhecer um pouco da Conheça a REBIO União, acesse: https://www.instagram.com/rebio.uniao/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
Quer acompanhar melhor o trabalho desenvolvido pelo projeto NEA-BC em Rio das Ostras? Entre em contato pelo telefone 22 9820-7282 e fale com Maycon Nunes.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.