“É importante para a comunidade ter um projeto que promova a arte como forma de aprimorar à escrita e à leitura”, disse a coordenadora de Projetos Thamires Ribeiro. Na tarde do último dia 8, a equipe do Navegando na Poesia esteve na Escola Municipal Gervásio Vasconcelos Cordeiro, em Campos dos Goytacazes, para apresentação do projeto aos educadores/as do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I e aplicação de Oficina.
Assim que a equipe chegou na unidade, localizada no Ponto do Carmo, na Baixada Campista, uma reunião foi realizada com a Diretora para informar como seria conduzido cada passo dado pelo Navegando. Também foi conversado sobre os horários dos alunos, comunidade e familiares dos educandos. Com cada informação, os educadores e educadoras do projeto saberão trabalhar a linguagem com alunos e alunas das escolas contempladas.
Na sequência, a equipe seguiu para uma sala com os professores para aplicação da Oficina. A coordenadora apresentou, através de slides, todas as etapas do projeto e depois iniciou, juntamente com o Educador Social Bruno Rocha, a oficina.
As educadoras se mostraram empolgadas com a chegada do Navegando na escola – que agrega alunos de várias comunidades da Baixada Campista.
Navegando na Poesia atua em 40 escolas da Rede Pública Municipal dos seis municípios da Bacia de Campos. O projeto tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. (Paulo Freire)