O projeto Navegando na Poesia avança mais uma etapa rumo às oficinas literárias que acontecerão nos próximos meses. Essas oficinas fazem parte da estruturação do projeto junto aos educadores e educadoras das escolas municipais de Campos e região. Com o objetivo de instrumentalizar os professores, trocar experiências pedagógicas e conhecer a realidade das escolas onde atuam, estivemos no dia 05/02 no CIEP Brisolão 332 – Pedro Alvarez Cabral, na Codin, em Campos dos Goytacazes, para um treinamento e uma vivência poético-pedagógica junto aos docentes locais.
Com um delicioso café da manhã organizado entre as próprias professoras da escola, começamos o dia acompanhando os desafios, propostas e possibilidades desse novo ano escolar que se inicia. O quadro de educadores e educadoras do Navegado na Poesia é formado por profissionais experientes e atuantes tanto na rede particular quanto na rede pública de educação, fortalecendo e legitimando nesses encontros escolares sonhos e expectativas de uma educação comprometida com a transformação social.
A oficina proporcionou um contato prático e teórico com a metodologia do Navegando: experimentamos no corpo alguns jogos rítmicos e teatrais de Augusto Boal, trazendo a perspectiva social dos nossos movimentos e expressões; foi trabalhado o conceito de que a poesia pode ser encontrada em inúmeros suportes, de diversas maneiras; apresentou-se a educação como sendo mais um setor do estado necessitado em medidas efetivas de políticas públicas; além de sempre ouvir a realidade sócio-educacional da escolas e dos alunos e alunas do CIEP.
Esse projeto está apenas começando e em parceria com a Petrobras, vislumbra potencializar de maneira lúdica e criativa a leitura e a escrita entre as escolas municipais da Bacia de Campos. “Compreendemos os desafios da educação pública no nosso país, mas escolhemos ter amor à educação e esperança de que a poesia pode ser uma das portas de entrada para a compreensão de mundo para que assim todos e todas tenham acesso à cidadania, à cultura e à humanidade”, disse o educador social do Projeto, Bruno Rocha.
“O amor implica de fato, uma absoluta exigência de justiça que consiste no reconhecimento da dignidade e dos direitos do próximo”. Leonardo Boff