Os comunitários do projeto NEA-BC de Macaé vêm buscando dialogar com o Poder Público desde 2018, levantando propostas a fim de implementar o Conselho Municipal de Juventude (COJUMA).
Por isso, no dia 01 de março do presente ano, o Grupo Gestor Local recebeu o convite da vereadora Iza Vicente, para participar de uma reunião por videoconferência a respeito da temática.
Na referida reunião estiveram presentes representantes da Coordenadoria de Políticas Sociais e Igualdade, vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, responsável por realizar o COJUMA, do gabinete da vereadora Iza Vicente e da Associação Raízes, executora do projeto NEA-BC em Macaé.
Através do reconhecimento das atuações do Grupo Gestor Local junto ao poder público, foi apresentado o “Dossiê da Juventude”, que contém todos os registros das ações dos comunitários em prol das políticas públicas de juventude e do COJUMA.
O dossiê oportunizou a transparência e o levantamento de demandas para a próxima etapa a ser realizada para que o Conselho venha a ser executado.
Além de apresentar uma proposta de minuta para o edital do processo eleitoral do COJUMA, o GGL de Macaé mais uma vez se disponibilizou a continuar com a mobilização da sociedade civil para o engajamento no Conselho.
Uma das últimas ações do grupo foi a realização de um Cine Debate com a juventude e o encaminhamento de uma “Carta da Juventude”, com assinaturas das organizações de juventude, solicitando a implementação do COJUMA.
Diante disso, a responsável pela Coordenadoria de Políticas Sociais e Igualdade, Sra. Conceição de Maria, se comprometeu a levar a demanda para o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, no intuito de dar andamento ao processo e a marcar um novo encontro para dialogarem sobre as várias possibilidades de ferramentas capazes de tornar o processo de eleição do COJUMA mais acessível e democrático, diante da pandemia.
Já é tempo de mudanças e o Projeto NEA-BC de Macaé vem acreditando nisso e fazendo a diferença nos espaços de controle social, buscando estreitar o diálogo com o poder público em prol das políticas públicas de juventude e demais temáticas.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA