Em janeiro, na Câmara Municipal, as integrantes do GGL (Grupo Gestor Local) de Rio das Ostras, Ingrid de Oliveira e Aline Lázaro, juntamente com o Educador Social, Saulo Januário participaram da Audiência Pública que apresentou o panorama atual da saúde no município.
A audiência contou com a apresentação em slides de fotos com o levantamento da precariedade e as ineficiências das instalações nas unidades de saúde. Vários pontos críticos foram ressaltados, destacaram: a falta de repasse das doses de vacinas contra a febre amarela, a dificuldade de compra de remédios que estão necessitando, o excesso de insumos encontrados deteriorados ou fora da validade e a má qualidade no atendimento do servidor público aos pacientes.
As medidas já realizadas foram apresentadas à população e falou-se muito na importância da Secretaria de Saúde, pontuando que estão lhe dando com vidas que precisam de respeito e cuidado, por isso consideram que o setor responsável pela saúde dos munícipes necessita de uma atenção especial, pois a mesma estava abandonada e com muitos déficits.
O secretário de Saúde, Marcelino ponderou que trabalhará para que todas as medidas aprovadas no Conselho de Saúde saiam do papel e que terá muito trabalho a realizar, disse ainda que para ele será um prazer lutar pelo sonho de ver a Secretaria de Saúde funcionando e atendendo com qualidade a população.
Ao final, as pessoas que estavam ali presentes puderam fazer questionamentos e colocações sobre o que foi apresentado. Os representantes do poder público responderam as questões e se comprometeram a implantar todas as ações de melhorias e ampliação que se propuseram.