Na última semana, a cidade de Piúma recebeu a Trilha da Cidadania, uma ação promovida pelo projeto NEA-BC, que buscou informar a população sobre os impactos socioeconômicos da indústria de petróleo e gás na Bacia de Campos. Realizada na Praça da Casa do Cidadão, a atividade abordou os efeitos dessa indústria no litoral sul capixaba, com foco nas rendas geradas pelos royalties.
O evento, composto por um conjunto de atividades integradas, teve o objetivo de envolver a comunidade local e fomentar o entendimento sobre os desafios socioeconômicos gerados pela exploração de petróleo e gás. Além disso, a ação incentivou a população a integrar o Grupo Gestor Local (GGL), um coletivo que visa melhorar as políticas públicas municipais. A troca de conhecimentos entre a equipe do NEA-BC e os participantes foi um dos pontos altos do evento.
Durante a ação, os moradores puderam debater questões relevantes, como saúde, educação, emprego, segurança pública e infraestrutura. As atividades interativas também ressaltaram os espaços de participação social e como a população pode ajudar na construção e manutenção das políticas públicas, especialmente no uso dos royalties para melhorar a qualidade de vida local.
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama