No mês de setembro, o NEA-BC de São Francisco de Itabapoana realizou encontros educativos nas escolas, ação que está prevista para acontecer até o mês de novembro. O objetivo é apresentar a atuação do projeto, no âmbito do licenciamento ambiental federal, a alunos e professores, trazendo reflexões sobre temas vivenciados no município, como a chegada de novos empreendimentos de alto impacto socioambiental e a discussão pelo fomento das atividades tradicionais como turismo, pesca e agricultura. Na ocasião, os participantes assistem a vídeos produzidos pelos comunitários do NEA-BC e, em seguida, é feita uma roda de conversa.
O primeiro encontro ocorreu no dia 04, no Núcleo Operacional, e contou com a presença de representantes do projeto Meninas Geocientistas, uma condicionante relacionada ao tombamento do Geoparque Costões e Lagunas RJ (GpCL-RJ), pela UNESCO. Ele visa o compartilhamento de conhecimentos acadêmicos com professoras e alunas do município, a respeito da geodiversidade do território, por meio de oficinas e atividades em campo. (https://museu.igeo.ufrj.br/museu-em-movimento/meninas-geocientistas)
O segundo, foi realizado no Colégio Estadual Domires Machado, na localidade de Travessão de Barra, para cerca de 110 alunos e contou com o apoio de membros da equipe docente do colégio. O terceiro evento ocorreu no Colégio Estadual Ana Nunes Viana, em Barra de Itabapoana, e contou com a participação de 40 alunos e parte da equipe docente.
Nas próximas semanas serão realizados encontros educativos em outros colégios de ensino médio, sendo seis da rede estadual e uma instituição de ensino da rede privada.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.