O NEA-BC de Saquarema atuou nas Oficinas Participativas, que aconteceram no mês de novembro, para a elaboração do plano de manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) das Serras do Mato Grosso, Tingui e Castelhanas. A prefeitura prevê entregar o plano em dezembro de 2024, após três meses do início da construção do documento.
O objetivo é proteger e dar direcionamento para a gestão de três serras importantes do município, que abrangem uma área de 9.925 hectares, suprindo uma demanda antiga dos moradores, preocupados com o avanço de atividades que colocam em risco a preservação ambiental dessa localidade. A área abriga uma diversidade de fauna e flora, nascentes que abastecem os corpos hídricos da região, com destaque para o Rio Roncador, que abastece o 3º distrito Sampaio Corrêa.
Para participar das oficinas, os moradores se reuniram para dialogar e atuar de forma qualitativa. Durante as atividades, os membros do projeto NEA-BC, e também os moradores, indicaram as seguintes preocupações: pouco tempo para elaboração de um plano que contemple as especificidades da localidade; necessidade de cargo específico para fiscalização das áreas protegidas; orientações claras sobre as práticas de esporte e lazer desenvolvidas atualmente sem nenhuma regulamentação ou fiscalização e, por último, a necessidade de uma base do corpo de bombeiros e brigada de incêndio.
Como encaminhamento, foi indicada a criação do cargo de fiscal ambiental, proposta levada ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da cidade. Outro ponto, foi o acordo para a realização de uma audiência pública para a apresentação dos resultados das oficinas e para possíveis inclusões ao plano.
Continue acompanhando as ações do projeto NEA-BC de Saquarema e em breve divulgaremos os resultados dessa revisão.
O projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.