Uma boa notícia aos moradores de São Francisco de Itabapoana. No dia 08/01/2025 o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a prefeitura do município assinaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional.
O resultado é fruto de muito trabalho e articulação que iniciou em 2015, quando os participantes do projeto NEA-BC identificaram a necessidade de ter no município instituições de ensino para proporcionar à população o acesso à formação técnica e superior de forma presencial, uma vez que só existe curso superior nas modalidades EAD e semipresencial, não havendo escolas técnicas.
A proposta é que as aulas comecem em março, na Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, na área central, e que sejam ofertadas 60 vagas, sendo 30 para eletricista instalador predial de baixa tensão e 30 para operador de computador.
Para os comunitários, depois de muito diálogo, a sociedade civil está colhendo os primeiros frutos com a assinatura do acordo de cooperação técnica. “Todos os dias, centenas de estudantes saem da cidade em ônibus universitários para outros municípios para estudar em modalidade presencial, então é uma conquista para todos nós”, destacaram.
O Grupo Gestor Local (GGL) permanecerá acompanhando os avanços desse processo, buscando resultados ainda melhores para o município. “Nosso objetivo é a chegada de um campus que ofereça cursos de níveis técnico e superior, permitindo que a população tenha acesso a educação profissionalizante pública e de qualidade, de forma a reduzir a dependência dos demais municípios”.
E para saber mais como foi a atuação do projeto NEA-BC nesse processo tão importante, não deixe de acessar o link e ler o dossiê criado pelo grupo Dossiê de incidências GGL SFI.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.