O Grupo Gestor Local (GGL) de Rio das Ostras vem realizando atividades contínuas de formação e mobilização com jovens estudantes do Colégio Estadual Jacintho Xavier, abordando a temática “Juventude e Cidadania”. Inicialmente, ocorreu o primeiro Encontro Educativo, no dia 07 de novembro, proporcionando aos jovens liberdade de se expressão, por meio de uma dinâmica lúdica e interativa, sem que houvesse julgamento ou opressão pelo modo que se reconhecem enquanto juventude. Toda a atividade se deu a partir do ponto de vista dos jovens, dentro dos contextos sócio-políticos, econômicos e culturais vigentes na cidade de Rio das Ostras.
Os GGLs apresentaram o Projeto NEA-BC, no intuito de que os jovens pudessem entender que se trata de uma política pública, um direito social, um projeto voltado para educação ambiental. Foi bastante ressaltado que durante o encontro “não seriam emitidos juízos de valor sobre o pensamento de ninguém e que os jovens poderiam se sentir à vontade para colocarem as próprias perspectivas, anseios e sentimentos. ”
Durante a atividade, ponderou-se as seguintes reflexões: “O que define os jovens e como se representariam? ”; e posteriormente “Como se sentem os jovens em Rio das Ostras e quais os seus sonhos? ”. Como resultado, foi observado que os estudantes se sentem incomodados com a atual situação do município e do país e ainda estão confusos sobre o papel da juventude na sociedade. Destacaram que faltam oportunidades para os jovens em relação à qualificação e também aos espaços culturais.
CINE CLUB “JUVENTUDE E CIDADANIA”
Dando continuidade às atividades de formação e mobilização, os membros do Grupo Gestor Local de Rio das Ostras realizaram, na última sexta-feira (9) , um Cine Club no Núcleo Operacional do NEA-BC do referido município. O Cine Club foi pensando como desdobramento do Encontro Educativo, realizado no mês passado, e contou com a participação dos alunos do Colégio Estadual Jacintho Xavier, onde foi realizado o primeiro Encontro Educativo, abordando a temática “Juventude e Cidadania”. Estiveram presentes também outros jovens de demais escolas municipais.
Foi oportuno para os jovens se aprofundarem no processo de formação iniciado, assim como conhecerem melhor o Projeto NEA-BC, o Núcleo Operacional, que têm por finalidades servir à comunidade local. O espaço foi especialmente preparado pelos GGLs para recepcionarem os jovens estudantes que ali foram pela primeira vez.
Além do filme, debates e reflexões sobre o cotidiano da juventude e experiências vivenciadas pelos estudantes (ambiente escolar, união, exclusão, diversidade de grupos, preconceitos, entre outros), os jovens participaram de dinâmicas de acolhimento, de apresentação e integração, com as abordagens de coletividade, integração, participação.
A expectativa é de continuidade às atividades de formação e de mobilização com estudantes do Colégio Estadual Jacintho Xavier, assim como de outras unidades de ensino, ampliando, no próximo ano, o alcance do Projeto NEA-BC. Também é importante salientar que estas atividades propiciam motivação e formação para os próprios comunitários, membros do Grupo Gestor Local de Rio das Ostras, que muito têm se empenhado para execução do Projeto.
Fonte 📌: GGL de Rio das Ostras