Na última sexta-feira (9), o Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos representado pelo Grupo Gestor Local de Casimiro de Abreu realizou uma Visita Técnica à Estação de Tratamento de Água de Casimiro de Abreu com o objetivo de conhecer melhor o sistema de tratamento de água, cuja responsabilidade é do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE).
Durante a visita o grupo conheceu todas as etapas de tratamento de água, obteve a informação que a água de Casimiro abastece apenas o distrito sede, que tem de 23 a 25 mil habitantes e que a água é captada dos afluentes Matum e Ribeirão da Luz . No município de Casimiro de Abreu existem mais duas ETA`S , uma em Rio Dourado e outra em Professor Souza, assim recebemos a informação que Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu não é abastecido pelo SAAE e sim pela concessionária CEDAE . O valor pago para a cota mínima de 10 mil litros é de R$26,40 .
Os processos de tratamento da água praticados pelo SAAE são:
➡ Coagulação onde é adicionado sulfato de alumínio e carbonato de sódio
➡ Floculação – processo realizado logo depois da coagulação, é o agrupamento das impurezas
➡ Decantação – separa-se um componente do outro até a substância menos densa passar para o outro recipiente.
➡ Filtração – com pedra bruta , areia e carvão, do filtro passa para o canal onde é adicionado cloro e flúor , que por fim vai para o reservatório, onde é distribuído.
Durante o processo de tratamento de água de duas em duas horas, é realizada uma análise e também a ETA passa por acompanhamento da FUNASA, Vigilância Sanitária e ViagiÁGUA. A base de perda de água em todo processo de abastecimento é de 25 a 35 % e o lodo retirado do processo é levado ao aterro sanitário.
➡ GGL de Casimiro de Abreu