O NEA-BC de Cabo Frio realizou um grupo de trabalho para fazer o monitoramento de seis ações orçamentárias referentes ao período de julho a dezembro de 2024, todas de autonomia dos comunitários, e que foram incorporadas ao Plano Plurianual (PPA) 2022/2025.
Das ações monitoradas, cinco são relacionadas à gestão de resíduos sólidos e a única que teve movimentação, foi a manutenção do Programa Moeda Social Itajuru, o qual faz parte de uma iniciativa de transferência de renda para famílias em vulnerabilidade social.
Para a comunitária e bolsista Thaissa Silva, o monitoramento do orçamento público foi de grande valia, pois foi possível obter conhecimentos sobre a gestão pública e orçamentária do município e conhecer os caminhos para o acesso à transparência em relação à gestão da moeda social Itajuru.
Você quer saber quais as ações orçamentárias que o grupo de Cabo Frio está monitorando? Acesse o link abaixo do infográfico Detetives do Orçamento e confira cada uma delas!
https://view.genially.com/6789009278192a8326927407/interactive-content-detetives-do-orcamento-2024
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama