O Grupo Gestor Local do projeto NEA-BC de Cabo Frio monitorou nove ações orçamentárias municipais no segundo semestre de 2022. Foram identificadas despesas em apenas uma ação, a “manutenção da coleta de lixo”, que tem a Companhia de Serviços de Cabo Frio (COMSERCAF) como unidade responsável. Todas as outras oito ações não tiveram nenhuma movimentação, o que significa que não houve nenhuma atividade para que aquela ação fosse realizada.
Os recursos empenhados, liquidados e pagos na manutenção e coleta de lixo tiveram como fonte os royalties do petróleo e foram destinados para aquisição de material de consumo e contratação de pessoa física e jurídica. Os dados do monitoramento estão apresentados no infográfico “Detetives do Orçamento”. Para acessar o material, clique aqui.
Em 2023, o GGL pretende trabalhar para que as ações que visam fomentar a participação social e a melhoria da política pública de resíduos sólidos sejam executadas, ou seja, virem realidade.
Para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo projeto NEA-BC em Cabo Frio e fazer parte desse movimento que trabalha por uma sociedade mais justa e sustentável, entre em contato com a gente através do WhatsApp (22) 99811-7437 (Raphael).
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.