O NEA-BC de Arraial do Cabo iniciou uma série de entrevistas com os Projetos de Educação Ambiental (PEAs) da cidade, a fim de que a população conheça mais sobre os projetos atuantes no município. A primeira foi o projeto Pescarte. O segundo entrevistado é o Projeto FOCO, através da técnica de Campo Jô da Rosa. A entrevista foi realizada por Jéssica Siqueira da Silva, integrante do Grupo Gestor Local (GGL) de Arraial.
Acompanhe:
1. O que é o Projeto FOCO e quais os seus objetivos no município de Arraial do Cabo?
R: O Projeto de Educação Ambiental Fortalecimento da Organização Comunitária (PEA-FOCO) é um projeto de educação ambiental do licenciamento federal do petróleo e gás, conduzido pelo IBAMA. O FOCO é parte da Licença Ambiental do Campo de Peregrino da empresa Equinor do Brasil, e sua atuação refere-se à linha A da Nota Técnica 01/2010 do IBAMA, que trata da organização comunitária. O FOCO atua desde 2011 nos municípios do Norte Fluminense. Em 2020 deu início ao trabalho na Região dos Lagos, nos municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Cabo Frio.
2. Quem é a equipe e quais as funções desempenhadas por estas pessoas em Arraial do Cabo?
A equipe é composta por duas técnicas de campo: uma consultora líder, Jô da Rosa, e uma consultora auxiliar, Thais Saggiomo. Outras consultoras também trabalham de forma regional com o município de Arraial do Cabo.
3. O que se espera do Projeto FOCO para o município de Arraial?
R: O PEA FOCO busca a organização comunitária e tem o recorte de gênero, trabalhando diretamente com as mulheres inseridas na cadeia produtiva da pesca. Desta forma, queremos construir uma pauta conjunta com as mulheres na busca da participação qualificada na gestão ambiental pública, assim como auxiliar nas lutas por saúde, educação e economia solidária (assim como outras demandas comunitárias).
4. Quais foram as formas de interação com a comunidade e com o público prioritário durante a pandemia?
R: As formas de interação têm sido por meio de plataformas (Youtube, Facebook e Google Meet), e por contatos via WhatsApp e telefone para fortalecer vínculos com as mulheres. Nos últimos meses estamos desenvolvendo o Curso de Capacitação de Agentes de Educação Ambiental do PEA FOCO, que é o início do processo de formação de interlocutoras do projeto nas comunidades.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA