Neste momento de distanciamento social, pra ficar próximo de todas e todos que acompanham o projeto Navegando na Poesia, a equipe preparou uma série de Contação de Histórias, publicadas nas redes sociais. Os conteúdos, em vídeo, visam levar cultura e estímulo à leitura e à escrita, através de histórias da Literatura Infantil. O Projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Os conteúdos são criados pela equipe de educadores/as em parceria com a Comunicação e Coordenação de Educação e de Projetos. Reuniões semanais são realizadas para definir o calendário de publicação das séries, entre elas a de Contação de Histórias.
O primeiro vídeo dessa Série foi realizado pelos educadores Wanderson Nascimento e Tales Línicker com a história do livro “Por que tenho que quebrar o Porquinho?”. Na sequência, a educadora Laís Lino contou “O mundo no Black Power de Tayó”, livro que fala de negritude e empoderamento feminino. Seguindo a mesma linha de negritude, o educador José Rosa, o Jota Z, contou a história do “Caderno de Rimas do João”, de Lázaro Ramos. Já o educador Luiz Matos, escolheu “O monstro de Cores”, que trata dos sentimentos de forma lúdica, ensinando as crianças a usarem a imaginação para cuidar da emoção. Finalizando a Série, a educadora Raynan Aguilar trabalhou a literatura infantil “Um pipi choveu aqui”.
Os livros usados nos vídeos foram escolhidos por cada educador/a. São materiais usados por eles/as nas oficinas pedagógicas que aconteceram nas 40 escolas da Rede Pública municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
Para o período da quarentena, em que a equipe Navegando na Poesia está de home office, os trabalhos da Comunicação, realizados em equipe, estão sendo atualizados nas redes sociais de três a quatro vezes por semana, sempre com conteúdos predefinidos, seguindo orientações já estabelecidas pelo projeto. Os vídeos também são publicados no canal do Youtube.
* Para encontrar o projeto Navegando na Poesia nas Redes Sociais, basta colocar @navegandonapoesia no campo de pesquisa do Instagram e do Facebook e, em seguida, clicar em “seguir” para receber todos os conteúdos produzidos pela equipe.
*Para encontrar o projeto Navegando na Poesia no Youtube, basta colocar no campo de pesquisa “Navegando na Poesia” e clicar em “Inscrever-se” para receber todos os conteúdos produzidos pela equipe