Pensando em divulgar a cultura local dos municípios atendidos pelo Navegando na Poesia, a equipe do projeto preparou seis vídeos contando ou sobre a história da cidade ou sobre algo específico, seja da região pesqueira, periférica, quilombola ou até mesmo uma lenda local. Os vídeos da Série “Cidades”, são realizados através de pesquisas feitas pelos educadores e educadoras responsáveis pelos municípios, em parceria com a comunicação e gestão do projeto.
A série foi iniciada no dia 19 de maio com um vídeo sobre a história de Quissamã. No dia 26 do mesmo mês a postagem foi sobre São João da Barra, com uma produção focada no pescador e na pesca, fonte de renda de grande parte da população sanjoanense. Para o terceiro episódio da série, falaremos sobre Carapebus e suas belezas naturais e culturais. Na sequência São Francisco de Itabapoana, Macaé e Campos dos Goytacazes com a lenda do Ururau da Lapa.
A intenção é que a população local se sinta representada pelos frutos que sua produz, e, em especial, com sua história ou parte dela contada e divulgada para que moradores de outros municípios possam acessar e conhecer.
O Projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e está em 40 escolas da Rede Pública Municipal de seis municípios da Bacia de Campos (São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus e Macaé).
* Para encontrar o projeto Navegando na Poesia nas Redes Sociais, basta colocar @navegandonapoesia no campo de pesquisa do Instagram e do Facebook e, em seguida, clicar em “seguir” para receber todos os conteúdos produzidos pela equipe.
*Para encontrar o projeto Navegando na Poesia no Youtube, basta colocar no campo de pesquisa “Navegando na Poesia” e clicar em “Inscrever-se” para receber todos os conteúdos produzidos pela equipe.