Finalizando a série de matérias sobre a importância dos jogos pedagógicos no processo de evolução da Educação Infantil, o último fator citado é a “socialização”. Para motivar, o papel do professor e da professora na condução das atividades lúdicas é fundamental para gerar os efeitos pedagógicos. O Projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Existe uma variedade de brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas, mas em recente pesquisa (Kishimoto, 2001), verificou-se que os mais significativos são os chamados educativos, materiais, gráficos, de comunicação nas salas de aulas e os de educação física, para o espaço externo.
O desenvolvimento de atividades lúdicas proporciona situações de estímulos positivos de interesse educativo, tais como: motivação, criatividade, afeição, cognição e socialização.
Para Miranda (2001:55) qualquer jogo que tenha entre seus princípios os relacionamentos entre os indivíduos e grupos traz em seu bojo o fator ?socialização?. Para tanto, a autora acrescenta que o jogo socializa, todavia, para que seu encanto perdure até seu final, é preciso normatização. É fundamental, pois, destacar aí a necessidade e o papel do professor na condução das atividades lúdicas que visem aos efeitos pedagógicos.
Diante de todas essas facetas do jogo (cognição, socialização, motivação, criatividade e afeição), percebe-se que as aulas lúdicas proporcionam um desenvolvimento equilibrado e sadio, desde que seja aplicado de maneira planejada. Assim, as aulas podem tornar-se mais prazerosa tanto para o professor, quanto para o aluno.
Através do jogo o aluno reconhece o respeito ao próximo, o sentimento de solidariedade e podem tornar-se pessoas mais disciplinadas, haja vista que, o jogo é disciplinador, pois, sem ordem não há jogo.
Fonte: Portal de Pedagogia