Dando sequência a série sobre a importância do lúdico nas atividades de estímulo para as crianças, hoje falaremos sobre a “Criatividade” e suas formas de exploração. O Projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes em parceria Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioabiental.
Se pararmos para observar um grupo de crianças jogando, poderemos perceber as possibilidades do potencial criativo dos que estão diretamente envolvidos. Por isso, constata-se que o jogo é um campo fértil para a semente da imaginação.
Para Braz, 1997 (apud Miranda, 2000, p.73), a criatividade está visceralmente agregada a ludicidade e a realização do jogo incentiva a faculdade criadora, que – por sua vez – carrega consigo a potencialidade pedagógica, já que implica prazer e imaginação. Uma situação criativa abre espaços para atuação de outros fenômenos também necessários a aprendizagem: Socialização, cognição, afeição e motivação.
Assim, Cunha (1994, p.9) recomenda: (…) dar-lhes oportunidades para que, brincando, liberem sua capacidade de criar e de reinventar o mundo, de liberar sua afetividade e de ter suas fantasias aceitas e favorecidas para que, através do mundo mágico do “faz-de-conta” possam explorar seus próprios limites e partir para a aventura que poderá levá-las ao encontro de si mesmas.
A escola deve trabalhar no sentido de formar no aluno o pensamento crítico e criador levando-o a produzir conhecimento e não reproduzi-lo. O jogo pode contemplar esta dimensão quando propõe um trabalho de exercícios que exige a criatividade.
Fonte: Portal de Pedagogia