No dia 17/01, Membros do Grupo Gestor Local (GGL) do Projeto NEA-BC de Quissamã participaram de uma reunião com a equipe da secretaria municipal de mobilidade urbana onde trataram de pautas pertinentes a política pública de mobilidade urbana do município. Na ocasião, o grupo cobrou que seja realizada a eleição dos representantes da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMMUTT) e apresentou a proposta de realização de uma conferência municipal de mobilidade urbana para debater o tema e realizar a eleição para o COMMUTT.
O COMMUTT é um órgão de controle social da gestão das políticas de trânsito e transporte do Município, com caráter consultivo, fiscalizador e deliberativo e terá o papel de acompanhar a elaboração e implementação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob), regulamentada pela Lei nº94/2023 que cria o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMMUTT), Transporte e Trânsito de Quissamã e dá outras providências.
O GGL também apresentou a proposta de parceria com o FIRJAN para a implementação do projeto calçada acessível. O poder público, representado pelo técnico da secretaria de mobilidade urbana, se mostrou solicito as proposições do GGL e anotou todas as propostas.
O projeto NEA-BC em Quissamã segue acompanhando as ações do poder público municipal e continua pressionando para que o município tenha seu plano municipal de mobilidade urbana e para que a política pública de mobilidade urbana seja executada de forma mais efetiva e justa para promover o bem-estar e o direito a cidade para todo cidadão.
Acompanhe essas e outras ações do projeto NEA-BC em Quissamã e não deixe de fazer uma visita ao nosso Núcleo Operacional que fica localizado na rua Visconde de Ururaí, 133, Centro – Quissamã – RJ.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.