Capoeira, jongo, teatro e Poesia fizeram parte do Festival de Poesia da Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, em Machadinha, Quissamã, na última quinta-feira (21). Resgatando a cultura local, o evento teve como tema principal o Dia de Zumbi e da consciência Negra, comemorado na quarta-feira (20), um dia antes.
Junto com o Festival de Poesia realizado pelo Navegando na Poesia, em parceria Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a escola apresentou o Sarau Literário. As apresentações foram diversas e intercaladas com as recitações de poesia de educandas e educandos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I.
Autoras e autores que apresentaram as poesias selecionadas pela equipe do projeto Navegando ganharam uma caderneta para desenhos.
“A caderneta é lúdica e tenho certeza que vai ser um estímulo para desenhos e poesias. A escola de Machadinha tem uma questão especial que é a própria cultura local. É algo forte e enraizado, foi tudo muito lindo e emocionante. As apresentações musicais e a teatral das educandas e educandos foram um momento de muito contentamento e encantamento. O lugar é lindo e tudo lá tem um formato especial, porque o olhar de cada um é especial”, disse o educador José Rosa.
Os navegantes Tio Wanderson e Tio Jota iniciaram o festival com uma apresentação teatral, seguida de palhaçaria – que contagiou todos os presentes. O evento contou com a participação de educandas e educandos da escola e os responsáveis das crianças dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I.
O Projeto Navegando na Poesia está em 40 escolas da Rede Pública Municipal de seis municípios da Bacia de Campos (Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana).