Na última quarta-feira (19), a embarcação Navegando na Poesia – em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – ancorou na Escola Municipal João Borges Barreto, em Campos dos Goytacazes, para apresentação da IV oficina dos educandos e das educandas dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I.
Dando sequência às oficinas ministradas nas escolas contempladas pelo projeto, o ano letivo teve início com novos metódos de jogos e estímulos poéticos.
De acordo com o educador do Navegando, Tales Linícker, conhecido pela turminha como tio Tales, as oficinas servem de termômetro para monitorar a evolução, não só poética, mas artística também.
” O contato com instrumentos musicais e com o teatro, pode gerar estímulos e interesses. Esta oficina, por exemplo, reflete exatamente esse termômetro. As crianças tiveram bastante desenvoltura nos jogos, criaram cenas teatrais e improvisação com histórias que elas mesmas criaram. Isso é mágico! Demonstra, inclusive, a capacidade de associação com a contação de histórias”, explicou tio Tales.
O projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e está em 40 escolas da Rede Pública Municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.