Na semana passada, a equipe técnica atuante no Espírito Santo visitou o Núcleo Operacional de Araruama-RJ para vivenciar uma experiência de intercâmbio, com o objetivo de conhecer o Grupo Gestor Local (GGL) e entender todos os passos para uma ação de incidência, desde sua elaboração até a participação dos debates e decisões nos órgãos do poder público.
Durante o encontro, conceitos relacionados às rendas petrolíferas e aos impactos socioespaciais foram apresentados para a equipe visitante, que contribuiu com informações paralelas, mas relativas aos municípios de atuação. A troca de informações e o mapeamento dos municípios foram práticas contínuas da roda de conversa, que era enriquecida a cada fala.
O intercâmbio foi encerrado com o tópico sobre as conquistas realizadas pelo GGL ao decorrer de sua atuação junto ao projeto e como esses acontecimentos contribuíram para a mitigação de alguns impactos na região.
O projeto NEA-BC, realizado pela Associação Raízes, é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.