Dos dias 21 e 25 de novembro de 2024 será realizada, em Brasília, a etapa nacional do Seminário Nacional de Juventudes, Meio Ambiente e Justiça Climática, que dentre outras discussões tratará da revisão do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente. A participante do projeto NEA-BC de Araruama, Yasmin Diamantine, foi eleita e marcará presença no evento que, junto aos jovens do bioma Mata Atlântica, pretende construir propostas para enfrentamento às mudanças climáticas, bem como contribuir para fortalecer as estratégias de mitigação dos impactos socioambientais decorrentes da indústria do petróleo e gás natural em território brasileiro.
O seminário é dividido em três etapas: o territorial, o regional e o nacional. Na primeira, que aconteceu nos meses de junho e julho, o projeto se inscreveu com o nome Estratégia Restinga Viva, demonstrando a atuação dos jovens, com a palavra estratégia, e Restinga Viva, representando a menor área de proteção ambiental do município.
Esta fase contou com cinco missões, que consistiram na análise da realidade, levantamento de percepção juvenil, estudos sobre as legislações ambientais, construção de plano de ação para enfrentamento das problemáticas identificadas e envio de sugestões para a revisão do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (PNJMA).
Já, na segunda etapa, que aconteceu no mês de agosto, os grupos integrantes do bioma Mata Atlântica se reuniram para apresentação do relatório das etapas territoriais, com a mediação do Ministério do Meio Ambiente. Além disso, os jovens discutiram sobre os dados encontrados e pontuaram sobre as ações prioritárias para o enfrentamento às mudanças climáticas.
Para a etapa nacional, foram eleitos jovens dos seis biomas brasileiros, entre estes, 20 representarão o bioma Mata Atlântica durante a revisão do PNJMA.
Continuem ligados nas nossas publicações e acompanhe os desdobramentos desta participação, até mais!