O I Festival de Poesia do Projeto Navegando na Poesia – em parceria Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – aconteceu na última quinta-feira (29), na Escola Municipal APIC, em Farol de São Tomé, Campos dos Goytacazes. O evento contou com a presença de representantes da Associação Raízes, realizadora do projeto, da Secretaria Municipal de Educação e da parceira Petrobras. Ao todo, as educandas e os educandos apresentaram 12 poesias.
O evento começou com apresentação das poesias, seguido por uma exibição de palhaçaria dos educadores Wanderson Nascimento e José Rosa, aula de dança e área de guloseimas e diversão com brinquedos. Além disso, cada educanda/o que apresentou a poesia ganhou uma caderneta personalizada para desenho.
Diretora da escola, Marlene Manhães, mais conhecida como “tia Marlene”, agradeceu a parceria entre a Petrobras e o projeto Navegando na Poesia que juntos proporcionaram uma manhã de alegria e cultura. “O Festival foi muito importante para o desenvolvimento das/os nossas/os educandas/os. Eles ( educandas/os) se envolveram em tudo que foi oferecido (brinquedos e lanches), principalmente com a apresentação dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I. Faço um agradecimento especial a todas e todos envolvidos no projeto como os animadores culturais e a equipe da Petrobras. O Festival de Poesia oportunizou um dia de lazer, prazer e entretenimento. O dia ficará marcado na memória de nossas/os educandas/os, da escola e da comunidade”, contou.
Ainda de acordo com Marlene, a presença do projeto na escola tem despertado sentimentos necessários para a vida. “Agradeço, em especial, ao educador Vítor Pigatte por despertar nas crianças a amizade, solidariedade e, principalmente, à leitura e à escrita. Agradeço também a coordenadora Alcimere Siqueira por ser dedicada e comprometida com a educação”, ressaltou a diretora.
A coordenadora de Projetos do projeto Navegando na Poesia, Thamires Ribeiro falou da atuação das/os educandas/os durante o evento. “Que dia lindo e importante para todas e todos que aqui estão. As/os educandas/os foram incríveis com as poesias e desenhos apresentados. Espero que o festival seja referência para a vida de cada um/a. Que a poesia continue sendo construída”, finalizou.
Os Festivais de Poesia acontecerão em todas escolas contempladas pelo projeto Navegando na Poesia. Ao todo, são 40 unidades.