Na noite desta segunda-feira (17), a superintendência de Planejamento realizou, na sede da Representação Regional – Norte da Firjan, audiência Pública de apresentação do Plano de Metas do quadriênio 2017/2020. Acessibilidade, Habitação, Mobilidade e Saneamento foram os temas abordados e apresentados durante a audiência.
O Grupo Gestor Local de Farol de São Tomé marcou presença e levou as demandas do Farol em questão da mobilidade, saneamento e iluminação pública. Após a apresentação do plano, foi aberto o debate e os membros do grupo lançaram suas perguntas e questionamentos. A AML (Assistente de Mobilização e Logística) Izabela, levantou a questão da falta de transporte para a comunidade do Terminal Pesqueiro, que se encontra sem assistência do poder público e portanto sem acesso a outras políticas públicas, questionou também a licitação de duas circulares (que não circulam), e sobre o plano de mobilidade. O responsável do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) Renato Siqueira, respondeu aos questionamentos e convidou o grupo para uma reunião a fim de resolver esses problemas.
O GGL Alexandre levantou a questão do plano municipal de saneamento básico e questionou qual seria a ação a ser realizada para o Farol, já que não existe saneamento na comunidade. O responsável pela EMHAB (Empresa Municipal de Habitação) Victor Montalvão respondeu aos questionamentos, admitindo que a questão do saneamento básico no Farol é precária, citou a Vila dos Pescadores como exemplo de um constante problema de entupimento das fossas sépticas que alagam todo o local com esgoto, e nesse momento uma GGL Rosângela moradora de lá reafirma essa situação e questiona o que será feito, o mesmo diz que está sendo planejada uma estação de tratamento de esgoto para a comunidade, mas que por enquanto o que se pode fazer de imediato é resolver os problemas de entupimento das fossas.
A GGL Claudia questiona se há alguma solução para o descarte das vísceras do pescado, que é uma situação grave na comunidade, e o Vitor se dispõe a se reunir com o grupo e os pescadores a fim de buscar soluções para esses problemas de saneamento.
O GGL Arthur questiona como será feito as trocas de lâmpadas na iluminação pública, de onde será a verba, e também questiona sobre os códigos de identificação dos postes, localização das ruas e a demora nos atendimentos. O Superintendente de Iluminação Pública, Daniel Duarte, esclarece as dúvidas do Arthur dizendo que a prioridade agora é atender as ocorrências de lâmpadas queimadas, que são muitas, e que já começaram a implantar as lâmpadas de Led nas repartições públicas e fala sobre os códigos e os atendimentos e disse que após sanadas essas emergências, serão feitos em até 72 horas.
A audiência foi muito importante para o grupo levar as demandas do Farol e receber um retorno do poder púbico, que se disponibilizou a nos receber e buscar soluções para esses problemas. A luta continua e o Grupo está cada vez mais forte e preparado para lutar por uma sociedade justa e com qualidade de vida pra todos!
#GGLFAROL #JUNTOSSOMOSMAISFORTES #AUDIENCIAPUBLICA #POLITICASPUBLICASDEQUALIDADE #ALUTACONTINUA