O núcleo do projeto NEA-BC em Quissamã realizou, em julho, uma reunião com o secretário de Mobilidade Urbana do município, Alexandre de Souza Santos, para conhecer melhor o funcionamento da nova secretaria municipal e dialogar sobre a política pública de mobilidade, um tema que o Grupo Gestor Local (GGL) tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida do cidadão quissamaense.
Na oportunidade, o grupo levantou alguns pontos como a necessidade da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a questão dos veículos estacionados em locais inapropriados, as ações de ordenamento das vias e identificação de logradouros, fiscalização do uso das calçadas pelo setor de postura e o projeto de adequação de um espaço para um estacionamento no centro.
O GGL aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto NEA-BC e sua atuação no município, destacando a atuação do projeto na política municipal de mobilidade urbana e as conquistas e avanços nesta área. O grupo ofereceu colaboração no processo de elaboração do Plano de Mobilidade e, para garantir maior participação popular, sugeriu ao secretário a criação de uma comissão de acompanhamento do projeto, onde os técnicos da secretaria, representações da sociedade civil e instituições afins poderiam compartilhar, propor e debater ideias e conhecimentos.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.