Na última terça-feira(26), o Grupo Gestor Local de Macaé realizou um Cine Debate com o tema “Protagonismo Juvenil” e teve como objetivo mobilizar a juventude de Macaé para a implementação do Conselho de Municipal de Juventude.
A lei de Nº 4.117/2015, que institui o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a juventude no município de Macaé, infelizmente ainda não foi implementada, apesar da longa luta da juventude macaense por sua implementação.
Tendo em vista essa luta, o Grupo Gestor Local de Macaé decidiu organizar o Cine Debate, no qual foi apresentado o documentário “O Muro é o meio”, que conta a história do protagonismo juvenil dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe.
O cine contou com a ilustre presença de mais de 65 jovens estudantes da rede estadual de ensino médio de Macaé, que assistiram ao filme e debateram sobre o protagonismo juvenil em Macaé.
O debate foi guiado pelo Grupo Gestor Local e a equipe técnica do projeto NEA-BC, que trouxe informações sobre o Estatuto da Juventude, como: emancipação e autonomia dos jovens; diretrizes das políticas de juventude; direitos e deveres da população de 15 a 29 anos; Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), destacando a importância do Conselho Municipal de Juventude frente a necessidade de atenção especial ao jovem, justamente por estarem em processo de desenvolvimento.
Por fim, o Grupo Gestor Local, convidou os jovens a comparecerem em uma reunião do Grupo de Trabalho, voltado para discussão e definição de um cronograma de ações estratégicas direcionadas ao objetivo de implementação do Conselho Municipal de Juventude de Macaé, que acontecerá no dia 12/03, às 18h, no Núcleo Operacional.
Fonte : GGL de Macaé