Os comunitários de Macaé se fizeram presentes no mês de janeiro nas discussões e gestão dos recursos hídricos da região, no Comitê de Bacias Hidrográficas do Rios Macaé e das Ostras – CBH Macaé.
Diante das diversas temáticas levantadas dentro do comitê, os integrantes e representantes da Associação Raízes no CBH Macaé, Gabriel Lessa, Luan Castilho e Thayná Fernandes, encaminharam propostas quanto a Minuta da Metodologia para as Audiências Públicas da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Macaé.
O documento em questão apresentava um cronograma de quatro audiências públicas nos distritos de Macaé, unificando dois distritos em uma audiência apenas.
A proposição dos representantes da Associação Raízes foi a realização de seis audiências públicas, uma em cada distrito, evitando que as audiências dos distritos fossem unificadas.
A outra conquista, foi na construção do material de divulgação das audiências públicas que ocorrerão no mês de março deste presente ano.
Foram apresentadas as seguintes sugestões, apenas a número três e seis não foram recepcionadas até o momento.
1) Incluir a palavra “Revisão” do Plano Municipal de Saneamento Básico;
2) Disponibilizar um número de WhatsApp para dúvidas, informações e contribuições (acessibilidade);
3) Que o material seja fixado nos pontos de ônibus do município de Macaé com 15 dias de antecedência;
4) A arte está poluída de informações. Sugiro retirar o “RJ” e a foto de Macaé, deixando somente o quebra cabeças
5) Destacar na parte superior da arte a frase: “Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico”
6) Descer os logos das organizações (PMM, CBHMO e CILSJ) para o final da página, pois elas estão em mais evidência que o título da audiência.
Mesmo diante da pandemia, o grande empenho em participar dos espaços de controle social, faz tornar real o pensamento “Seja a mudança que você quer ver no mundo” (Mahatma Gandhi).
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA