No último sábado, 31 de agosto, das 13h às 19h, o GGL de Cabo Frio realizou o 1° Evento sobre Resíduos Sólidos de Cabo Frio, que aconteceu no auditório do Colégio Estadual Miguel Couto. Construído coletivamente por todos os comunitários do Projeto NEA – BC, o encontro teve como objetivo disseminar conhecimento sobre a gestão de resíduos sólidos por meio de experiências vivenciadas por eles a fim de estabelecer um diálogo entre a população e o poder público na busca pela execução das políticas públicas de resíduos em Cabo Frio.
Quem esteve presente ao evento se deparou logo na entrada com algumas intervenções que remeteram à temática do encontro, tais como: uma rede de pesca envolvida por produtos descartados, que serviu de painel para a exposição de fotos da Praia do Siqueira e da Lagoa de Araruama que tem sofrido por causa da poluição; com rejeitos espalhados propositalmente no local e, com a intervenção dos integrantes do Projeto Navegando na Poesia, que realizaram uma “conscientização poética” junto com os convidados, fazendo-os refletir sobre os impactos gerados por tudo aquilo que é descartado de forma irregular. Foram expostos, também, banners e materiais informativos a respeito de todas as ações do Projeto.
Iniciando o ciclo de palestras, Patrick Soares compartilhou seus conhecimentos acerca da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que serviu de base para a melhor compreensão do Panorama de Políticas de Resíduos de Cabo Frio. Tal temática foi apresentada, posteriormente, por Luiz Teixeira, superintendente de Gestão Ambiental; Eduardo Pimenta, Diretor de Meio Ambiente da Companhia de Serviços de Cabo Frio (COMSERCAF) e com a contribuição de Dario Guagliardi, Presidente da COMSERCAF. Na sequência, os membros do GGL compartilharam com os demais presentes a experiência vivida por eles em Uberlândia – MG.
Após as falas dos palestrantes, realizou-se um talk show em que os assim o desejaram puderam tirar suas dúvidas e apresentar seus questionamentos e proposições. Ao final, foi construída e aprovada a carta propositiva que será enviada aos representantes do Poder Público.
O evento foi bem avaliado pelos presentes e cumpriu seu objetivo de proporcionar um debate participativos e produtivo entre a comunidade e o poder público, discutindo ações para tornar essa política eficiente e buscando uma qualidade de vida para todos.
Fotos: GGL de Cabo Frio.
O Projeto NEA-BC, executado pela Associação Raízes, é uma medida mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA