Com o aumento do número de casos confirmados da nova COVID-19 e seguindo as recomendações da OMS, do Ministério da Saúde e da Associação Raízes para evitar aglomerações e diminuir as chances de contágio, a Educadora Social de São João da Barra, Flávia, sugeriu ao Grupo Gestor Local (GGL) uma nova ferramenta para a realização das reuniões do Núcleo Operacional.
Os membros do GGL de SJB, junto à equipe técnica, deliberaram uma mudança na rotina de atividades do plano de trabalho, definindo que as reuniões serão feitas por videoconferência, para evitar o deslocamento e o contato. O grupo entende que o exercício da cidadania não pode parar e por isso tem se instrumentalizado com relação às diretrizes da Linha de Ação “C”, para disseminar conhecimento e exercer o controle social baseado na educação crítica para a gestão socioambiental.
A primeira reunião de GGL virtual aconteceu no dia 02/04. Também foram realizados no dia 16/04, o primeiro estudo dirigido sobre a Linha de Ação “C” e a apresentação do Mapeamento das Legislações que interferem nas questões socioespaciais no âmbito do município de SJB.
Mediante aos bons resultados adquiridos nas reuniões, o GGL organizou rotinas e datas para os próximos encontros, que acontecerão nos dias 28/04 e 04/05, por videoconferência.
Como em qualquer crise é preciso buscar meios para superá-la, sempre será uma oportunidade de aprendizado e quebra de alguns paradigmas. Os encontros por videoconferência no contexto atual são desafiadores, mas o GGL de São João da Barra segue avante!
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.