No dia 28 de setembro, o Grupo Gestor Local de Macaé realizou a 2ª Edição do Cine Debate, cujos temas foram o “protagonismo juvenil e a participação social em Macaé”.
Com o objetivo de formar uma rede de organizações interessadas em compor o Conselho Municipal de Políticas de Juventude de Macaé – COJUMA, o Cine Debate reuniu diversos representantes dos interesses comuns à juventude macaense. Inicialmente, o Projeto NEA-BC foi apresentado aos convidados, que puderam conhecer seus objetivos e estrutura organizacional. Em seguida, os convidados se apresentaram como representantes dos interesses da juventude macaense, relatando um breve histórico de suas ações.
Dando continuidade à atividade, foi exibido o documentário intitulado “Juventude, Educação e Participação”, que apresenta depoimentos de jovens acerca do papel da educação, formal e não-formal, no processo de formação cidadã do indivíduo. Posteriormente, foi apresentada a base legal que fundamenta as ações promovidas pelo Grupo Gestor Local de Macaé em prol da implementação do COJUMA.
Logo após, se estabeleceu um intenso e caloroso debate sobre diversas questões relacionadas à juventude: seus direitos e responsabilidades, a responsabilidade do Estado em relação às políticas públicas de juventude, a importância de espaços de participação social e de decisões compartilhadas, a precariedade de políticas públicas voltadas para juventude, etc.
Por fim, os participantes do Cine Debate selaram um compromisso de formar uma rede de comunicação permanente e redigiram o que denominaram de “Carta da Juventude Macaense“, por meio da qual requisitam ao Poder Executivo Municipal a nomeação da comissão eleitoral responsável pela organização do processo eleitoral para composição do Conselho de Juventude de Macaé, previsto na Lei Municipal nº 4.117/2015.
Na oportunidade, o Grupo Gestor Local de Macaé lançou oficialmente sua nova cartilha, que trata das políticas públicas de juventude bem como da participação social através dos conselhos de juventude.
Fotos: GGL de Macaé.
O Projeto NEA-BC, executado pela Associação Raízes, é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA