O Grupo Gestor Local de Macaé foi às ruas, no dia 28 de julho, com o objetivo de analisar o conhecimento dos cidadãos macaenses, sobre a municipalização do abastecimento de água. Na ocasião a prefeitura de Macaé realizou uma consulta pública, a respeito do abastecimento de água e do transporte público. O intuito foi reunir a população para votação desses eixos: tarifa zero, municipalização do abastecimento de água, passagem à R$1 e integração do veículo leve sobre trilhos (VLT).
Os comunitários utilizaram um breve questionário de 22 perguntas, sobre o “que é saneamento básico?”, “Quem é que faz o serviço de abastecimento de água atualmente?”, “E quem o fará, depois da municipalização?” Dentre outras.
Umas das perguntas, cujas respostas refletem um saldo negativo, foi se o cidadão conhecia o plano de municipalização do abastecimento de água ou se teve oportunidade de debater e obter informações com o poder executivo, sobre essa temática.
Com isso, o Grupo Gestor Local de Macaé notou que se fará necessário o poder público promover a efetiva participação da sociedade, na construção do plano de municipalização do abastecimento de água. Pois é muito importante conhecer quais são as consequências positivas e negativas, para tornar possível construir um conjunto de políticas públicas de qualidade, com equidade e que sejam do interesse da população.
O Projeto NEA-BC, executado pela Associação Raízes, é uma medida mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA.
Fonte: Grupo Gestor Local de Macaé.
Obs: A foto que registra o momento da votação é do jornal Clique Diário.