Na terça-feira, dia 3, o Grupo Gestor Local de Arraial do Cabo esteve presente na 2ª Audiência Pública para o processo de revisão do Plano Diretor municipal. A atividade reuniu cerca de 50 pessoas entre representantes da PUC-Rio, do poder público e a população, que vem participando ativamente desse processo. Foram discutidos pontos importantes como: educação, turismo, zoneamento, mobilidade, saneamento básico e juventude.
Na oportunidade os participantes puderam ter a noção de como o Plano impactará diretamente em suas vidas. Foi citado a questão do cemitério municipal e cogitado duas possibilidades: realocar as famílias que fazem divisa com ele e indenizá-las garantindo assim uma outra área para as novas moradias, e possibilitando a expansão do cemitério ou construir um novo em outro local.
Outra questão que trouxe a população a luz sobre os impactos do plano foi a situação das calçadas e o fluxo de carros e ônibus de viagem. Cogitou-se: aumentar as calçadas, reduzir o acesso de carros dentro da cidade, implantar ciclovias, pensar novas rotas, entre outras possibilidades.
Percebeu-se que é uma grande responsabilidade por parte das pessoas que acompanham as audiências e acompanharão as câmaras técnicas, pois cada um está decidindo os rumos de toda a cidade.
O NEA-BC de Arraial do Cabo continuará incidindo no município e convida você morador (a) para fazer parte dessa etapa que é tão importante para o desenvolvimento justo e adequado do município garantindo assim que o plano possa atender a todos. A próxima audiência acontecerá no dia 10, às 18 horas, no Colégio Municipal Vera Felizardo em Figueira. Esperamos vocês!
Fotos: Prefeitura de Arraial do Cabo.
O Projeto NEA-BC, executado pela Associação Raízes, é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA