Foi dada a largada! Nos dias 19 de dezembro de 2018 e 23 de janeiro de 2019, as Escolas Municipais Chrisanto Henrique de Souza, no Açu e Manoel Alves Rangel, em Quixaba, São João da Barra, receberam a visita do Educador Vitor Pigatte Lima para a apresentação do Projeto Navegando na Poesia aos Diretores Pedagógicos Alcy Viana e Willian Freitas.
O Projeto Navegando na Poesia faz parte da Associação Raízes, que foi constituída em 2008 por educadores desta região, com a finalidade de expandir sua atuação. A Associação Raízes em parceria com a Petrobras inicia a execução do Projeto Navegando na Poesia, que tem como objetivo principal promover nas escolas de atuação o acesso à leitura e à escrita por meio de atividades lúdicas, significativas e participativas, considerando a cultura local, regional e respeitando as práticas já existentes no cotidiano escolar.
A Escola Chrisanto Henrique de Souza recebeu o educador da equipe Navegando na Poesia de braços abertos, com a participação dos funcionários, professores e professoras, coordenação e direção. “A recepção foi muito calorosa, a escola se apresentou aberta para o novo Projeto e ansiosa para a sua execução”, pontuou Vitor.
A escola tem um olhar muito atencioso para o incentivo à leitura e escrita, conseguem envolver seus educandos/as em vários programas de leitura e participação cultural durante o ano, os discentes são estimulados. Uma escola centrada na realidade local, no envolvimento familiar e no contexto social de cada educando/a.
Da mesma forma, na Escola Manoel Alves Rangel, com o Diretor Willian Freitas, a receptividade foi imediata, desde as conversas antes da visita, por telefone, até a apresentação. A escola mostrou-se muito interessada e contente em ter mais um projeto voltado para a leitura e escrita de seus educandos/as. Willian entende que é fundamental para o avanço dos/as educandos/as a área de atuação do Projeto.
Freitas espera que “o navegando estimule, ainda mais os/as educandos/as a escreverem, é uma escola bem literária e comprometida com o conhecimento cultural de seus discentes, mas sempre respeitando a realidade local. A escola faz durante o ano alguns saraus, chamados Cafés Literários e promovem, com isso, muito mais à leitura e escrita dos/as educandos/as.”, informou.
Para ambas as escolas, durante os anos letivos, a Secretaria de Educação trabalha com temas geradores para as produções literárias e eventos escolares. No ano de 2019 trabalharão com o tema que será “Diversidade Literária: sustentabilidade cultural, social e ambiental”, um excelente motivo para começar o ano com o Navegando na Poesia nessas escolas.
Ao final das apresentações, os professores/as e diretores/as aceitaram em unanimidade o Projeto e entenderam que o Navegando será muito eficiente para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos dos 3º e 4º anos, séries contempladas pelo Projeto.” A aceitação das escolas, neste momento, é fundamental para o desenvolvimento das atividades. É preciso estar aberto pra receber novas experiências”, destacou Vitor.
“Olhar a comunidade não por suas carências, mas pela sua potencialidade é construir um novo paradigma, um novo jeito de olhar, pensar e atuar. Investir e maximizar os potenciais de “AÇÃO” é a nova estratégia”. (Tião Rocha)