O projeto NEA-BC em Rio das Ostras realizou, em junho, uma oficina sobre saneamento ecológico que abordou os impactos difusos causados pela cadeia produtiva de petróleo e gás natural sobre o uso e ocupação do solo da cidade de Rio das Ostras. O evento destacou os problemas decorrentes do lançamento inadequado de esgoto doméstico, contaminando o solo e os recursos hídricos.
Na oportunidade, os participantes da oficina conheceram e construíram um sistema de saneamento ecológico denominado Bacia de Evapotranspiração. Este sistema consiste no processo de tratamento natural das águas provenientes do vaso sanitário, que passam pela decomposição anaeróbica e aeróbica. Ao final do processo, o efluente já tratado serve de nutriente para plantas, que o devolve para a natureza em forma de vapores.
Os participantes da oficina entenderam que a Bacia de Evapotranspiração pode ser um sistema individual alternativo a ser implementado pela Prefeitura nos locais desprovidos do serviço público de coleta e tratamento dos efluentes sanitários domésticos, sobretudo, na Zona Rural de Rio das Ostras.
Segundo a comunitária Isabela Rezende, a oficina de saneamento ecológico trouxe conhecimento prático e teórico sobre alternativas para o tratamento de esgoto. “Foi excelente. Poder participar de forma prática na construção da Bacia de Evapotranspiração nos deixa aptos para contribuir com a comunidade local e multiplicar o conhecimento. Essa e outras alternativas fazem a diferença não só na destinação dos efluentes, mas no cuidado com a nossa saúde, com o meio ambiente, e com a preservação das águas disponíveis nos lençóis freáticos. É uma solução que traz melhorias para todo o sistema”, afirmou.
Quer acompanhar melhor o trabalho desenvolvido pelo projeto NEA-BC em Rio das Ostras? Entre em contato pelo telefone 22 9820-7282 e fale com Maycon Nunes.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.