Neste dia da professora e do professor, a equipe do Projeto Navegando na Poesia – em parceria Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – parabeniza aos profissionais pela dedicação e amor diário com as educandas e os educandos nas escolas.
Paulo Freire disse que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, e esse pensamento a equipe Navegando leva, através da ludicidade, uma forma de leve de trabalhar com a educação.
Aos professores e professoras das escolas contempladas pelo Navegando na poesia, a equipe deseja força para continuar trilhando o caminho de educar e amor para que essa força seja nutrida constantemente e a luta seja contínua e resistente.
O início
As comemorações começaram na capital de São Paulo, quando quatro professores/as organizaram um dia de parada para festejar a data. A ideia também foi se reunir para traçar objetivos para que a data passasse a ser comemorada todos os anos e se tornasse oficial.
Em 1963, um dia antes da data que hoje é comemorada no Brasil, o Feriado Escolar foi decretado oficialmente através da Lei Federal nº 52.682.