Reflexão. O Dia da Educação foi escolhido para incentivar, conscientizar e trazer reflexão para a sociedade sobre o encaminhamento que vem sendo aplicado na educação mundial. A data foi definida nesse mesmo dia do ano 2000, quando foi realizado o Fórum Mundial de Educação de Dakar, em Senegal. O projeto Navegando na Poesia, que tem parceria @Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, lembra a data como forma de garantir os direitos implantados e aguçar os responsáveis para ajustes necessários no processo letivo e incentivo governamental nas demandas solicitadas.
A educação básica é direito básico de todo ser humano, para que através dela seja formado habilidades de contato social, político e econômico no desenvolvimento de uma sociedade participativa, cidadã.
Algumas pessoas associam o sentido de “Educação” com a escola, o que não deixa de ser real. No entanto o dever da escola não deve ser a única referência de educação para uma criança ou jovem. A base de formação educacional de um ser humano é a família. Estar atento para que valores sociais, morais e éticos sejam iniciados é mais que importante: é necessário.
O Estado, por sua vez, precisa garantir condições para que a formação desse cidadão seja efetivada na escola, com qualidade e sem custos financeiros.
O Brasil ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura – MEC.No Brasil, a educação também é motivo de destaque no dia 25 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil, a partir da Lei nº Lei 12.602/12.
Siga o Navegando nas redes sociais, através do endereço @NavegandoNaPoesia e acompanhe nosso trabalho com crianças de 40 escolas da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes, Macaé, Quissamã, São João da Barra, Carapebus e São Francisco de Itabapoana.
Curiosidade: Para que uma data internacional seja decretada, precisa passar pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o que não aconteceu neste caso. Na ocasião, diversos setores associaram o evento de Dakar com uma data comemorativa e, a partir disso, adotaram como Dia da Educação.