A equipe de Educadores do projeto “Navegando na Poesia”, que tem patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, visitou no último dia 21 de janeiro a Escola Municipal Alcebíades Candiano, em Ponta da Lama e E.M. João Borges Barreto, em Ururaí, ambos situados na cidade de Campos dos Goytacazes.
Logo no início da manhã, em Ponta da Lama, além de uma reunião de apresentação com a Diretora Maria Paula Candiano, responsáveis pelo projeto, os educadores Paula Abílio e Bruno Rocha conheceram toda estrutura da escola e a sala que será utilizada para as oficinas.
Maria Paula disse estar muito feliz com a seleção da unidade para implantação do projeto. “Tenho certeza que vai ser muito satisfatório para a escola e de grande aprendizagem para os alunos”, ressaltou. Ainda segundo ela, será uma experiência que pode ser adotada pelos professores e professoras para outras turmas. “Acredito que o projeto vai incentivar não só os educando/as, mas também o corpo docente. Além de enaltecer toda comunidade”, completou.
No final da manhã, em Ururaí, a equipe do Navegando foi recebida pela Diretora, Flávia Viana e a Vice-diretora, Denise Fernandes. “Existe um grande espaço aberto para trabalhar as oficinas e atividades”, ressaltou Flávia logo que iniciou a reunião. Na unidade escolar, após conhecer a estrutura interna e externa, a equipe e as administradoras da escola definiram os movimentos necessários que serão realizados durante o projeto.
As administradoras se disponibilizaram para ajudar e acompanhar toda programação. “É uma honra ter um projeto da Petrobras na nossa escola. Estamos sempre lutando para que nossas crianças tenham um futuro harmonioso. Espero que no decorrer destes dois anos a gente compartilhe bons momentos”, disse Denise.
Inicialmente as visitas são realizadas para compreender o funcionamento da unidade, conhecer a estrutura física e dialogar com a direção. Além de organizar os pontos em que serão realizadas as atividades. A partir do primeiro contato, inicia-se as oficinas que terão sequência no decorrer do ano.
O projeto acontece em 40 escolas da rede pública de seis municípios da Bacia de Campos: Macaé, Carapebus, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Quissamã.